6 Hábitos de Pessoas Com Autoestima Elevada


Nada é tão importante quanto como a gente se sente a respeito de si mesma(o).

 

Desde que fundei a Exxperimenta, tenho cada dia mais convicção do quanto a moda e autoestima caminham juntas. Então, eu não poderia iniciar este blog por outro assunto que não fosse autoestima.

Nesses 6 meses de funcionamento do serviço de entrega de roupas plus size, acabei ganhando amigas entre as clientes. Muitas delas dividiram comigo suas dificuldades com o guarda-roupas e também consigo mesmas. Como muitas dessas dificuldades são minhas também, resolvi escrever sobre assuntos que de uma forma ou de outra interferem na nossa vida.

E para começar, ela: a autoestima elevada que torna a vida mais leve e mais simples. Por que? Porque com ela não precisamos da validação ou atenção das outras pessoas para viver a nossa vida da forma que queremos.

Você não vai encontrar aqui nada referente a se achar ou não se achar bonita – uma conexão frequente quando se fala em autoestima. Mas, sim como isso tem muito mais a ver com estado de espírito e atitude, do que qualquer outra coisa.

Em vez de te dar dicas sobre como melhorar sua autoestima ~você pode encontrar excelentes textos sobre isso em vários canais~, optei por falar sobre os principais hábitos das pessoas com autoestima elevada. Identifiquei 6 comportamentos nessas pessoas:

  • Aceitam os elogios que recebem: você já se pegou tentando se esquivar dos elogios que recebe com respostas como: “são seus olhos”, “ah, deixa disso!” , “impressão sua”? Na maioria das vezes, essas respostas indicam que não nos sentimos merecedores do elogio. Aceitar um elogio não é feio, nem vai fazer você parecer “convencido(a)”. Apenas vai significar que você admite que o elogio é verdadeiro e que alguém notou! Pessoas autoconfiantes e bem resolvidas se sentem merecedoras dos elogios que recebem.
  • Cercam-se de pessoas positivas: ninguém é uma ilha. Somos seres de relacionamentos e nada melhor do que se cercar de pessoas positivas, com a vibe do bem, não é mesmo? Afinal de contas, se nós somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos… Melhor cercar-se de gente positiva que te leva pra cima!
  • Fazem mais das coisas que gostam: pessoas com autoestima elevada dedicam-se a fazer mais vezes as coisas que elas amam. Elas cultivam o hábitos prazerosos e que fazem bem para sua autoestima com frequência, como por exemplo, ler, viajar, correr, ir ao cinema, sair com os amigos.
  • Valorizam seus pontos fortes: todo mundo tem seus pontos fracos, é claro. Mas, em vez de tentar a todo custo melhorar seus pontos fracos, pessoas com autoestima elevada praticam e refinam seus pontos fortes.
  • Elas se presenteiam com frequência: e não são de presentes materiais que estamos falando, mas principalmente de presentes que custam nada ou quase nada. Pode ser uma massagem, um passeio, uma comemoração especial. Presentear-se com um carinho para si mesma.
  • Tem respeito por si próprias: elas são autênticas e não costumam dizer sim quando querem dizer não, porque tem plena convicção de que não podem dar o seu melhor quando não estão dispostas com o coração a fazê-lo.

E você, o que nota de diferente nas atitudes de pessoas com autoestima elevada?